5 itens para analisar antes de contratar um consórcio de imóveis.

5 itens para analisar antes de contratar um consórcio de imóveis.

Nos últimos anos, o consórcio de imóveis deixou de ser apenas uma ferramenta para aquisição do primeiro imóvel e passou a ser uma excelente forma de diversificar investimentos. Em algumas administradoras, mais da metade dos clientes são investidores.

Em contra partida, é necessário muita cautela antes dessa aquisição, existem diversos perfis de investidores e, para que sua operação com consórcio seja a melhor possível, é importante cuidar de alguns itens:

Taxa de Administração: É só escolher a menor taxa… NÃO! Assim como você, por questão de segurança, não escolhe o pneu mais barato para o seu carro, no consórcio você também irá analisar outros fatores antes de escolher a taxa de administração, por exemplo, se um grupo com prazo maior tiver uma taxa maior e seu perfil de investidor for de longo prazo, com certeza você terá resultados dentro de suas expectativas se adquirir um crédito nesse grupo.

Prazo: No consórcio é simples, quanto maior o prazo, menor a parcela. E novamente, aqui a análise é muito mais ampla. Já que você pode preferir pagar em menos tempo, ainda que a parcela seja maior, ou deseja o mínimo de desembolso mensal e optará por um prazo maior.

Valores de Crédito: Cada grupo de consórcio tem alguns valores de crédito definidos, os quais irão impactar na sua decisão. Se a parcela que você escolheu é confortável no orçamento hoje, mas em alguns meses pode não ser, é importante escolher um grupo que você possa reduzir o crédito se necessário. Se você cogita contratar mais cartas no futuro ou tem algum planejamento no mercado imobiliário, é importante estar em um grupo que você possa aumentar seu crédito.

Formas de contemplação: Na abertura do grupo, a administradora define de que maneira irão acontecer as contemplações, é sempre importante analisar quais são as possibilidades do seu grupo. Considerando que, se no futuro, você decidir ofertar um lance, por exemplo, é importante que o grupo ainda encaixe no seu projeto.

Grupo novo ou grupo em andamento: Novamente depende do perfil de investidor e do projeto. Não existe um melhor nem pior que o outro.

Para finalizar, é importante destacar que a melhor forma de fazer negócios com consórcio é com uma boa assessoria. Então, não importa em qual lugar do Brasil você se encontra, se precisar de algum auxílio, conte com o Especialista em Consórcio.

Lucas Mendonça
Lucas Mendonça
Paulista de nascimento mas Curitibano de coração. Engenheiro Eletricista, trabalha com vendas desde os 17 anos, e desde 2016 no ramo de consórcios. Co-fundador desde portal, acredita que quanto mais informação for compartilhada, melhor será o mundo. Nas horas vagas gosta de futebol, gastronomia e dirigir seu Opala.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *